quinta-feira, 27 de novembro de 2008

VC SABIA?

Peixes! Indispensável na sua dieta
O consumo deste alimento ainda é considerado baixo em relação ao consumo de carne e frango.Um dos motivos é o fato do peixe ser mais caro que outras fontes de proteína. Só que se colocarmos na balança os nutrientes essenciais que os peixes em geral suprem no organismo, vale a pena pagar um pouco mais e consumir o alimento ao menos duas vezes por semana, quantidade considerada suficiente. Para quem ainda fica na dúvida sobre introduzir o peixe no cardápio semanal, é importante saber que, em sua maioria, os peixes têm menos calorias e gordura que outras carnes, sendo uma ótima fonte de proteína magra para ajudar no controle do peso, emagrecimento e diminuição das taxas de colesterol. Peixes são ricos em cálcio, iodo e fórforo, essenciais para o organismo, além de serem também fontes de vitaminas A, B e D.O ômega 3 é um tipo de gordura do bem chamada monoinsaturada que auxilia na diminuição do risco de doenças cardiovasculares, ajuda a conter inflamações e atua na regeneração das células-tronco. Como age nas células nervosas, o ômega 3 atua no combate à ansiedade e outros problemas de fundo emocional. Quem tem pressão alta também vai se beneficiar do consumo regular de peixes, principalmente de atum, cavala, truta, sardinha e salmão, ricos neste tipo de gordura.Depois de todos estes benefícios escolha o peixe e adicione em sua refeição!

Receita light de hoje!!

Lasanha de legumes light!
Pontuação total: 155 pontos
Rendimento: 2 porções
Valor por porção: 78 pontos
Para o molho branco:

Ingredientes
100 g de ricota: 47 pontos
• 1/2 xícara (chá) de leite desnatado: 8 pontos
• 1 colher (sopa) de salsinha picada: 0 pontos
• Sal e pimenta-do-reino a gosto: 0 pontos

Modo de Preparo
No liquidificador, bata a ricota e o leite desnatado em velocidade alta por 1 minuto ou até formar um molho cremoso.Retire a mistura do liquidificador e tempere com sal e pimenta-do-reino.Acrescente a salsinha picada e mexa bem. Reserve.
• Para o molho de tomate:
Ingredientes
• 8 tomates maduros: 0 pontos
• 3 colheres (sopa) de azeite de oliva: 60 pontos
• Sal e pimenta-do-reino a gosto: 0 pontos

Modo de Preparo
Com uma faca, faça um corte em X na base dos tomates. Coloque-os numa panela com água fervendo por alguns segundos. Prepare uma tigela com água e gelo. Retire os tomates da panela e mergulhe-os na tigela. Pelo X, puxe a pele como se fossem quatro folhas - o choque térmico faz com que a pele se desprenda facilmente.Numa tábua, corte-os ao meio, retire as sementes e corte as metades em cubinhos.Numa panela média, coloque os cubinhos de tomate, a cebola picada e o orégano. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por 10 minutos.Retire do fogo, tempere com o sal e pimenta-do-reino e acrescente o azeite. Reserve.
• Para os legumes:
Ingredientes
• 1 cenoura grande (120g): 15 pontos
• 1 abobrinha média (200g): 14 pontos
• 1 berinjela média(150g): 11 pontos
Modo de Preparo
Lave a cenoura sob água corrente. Com uma faca afiada, corte-a ao meio. Retire uma fatia fina da lateral da cenoura. Apóie a cenoura na tábua com a lateral cortada voltada para baixo. Corte fatias de cada lado, transformando a cenoura em um retângulo. Corte o retângulo em fatias finas. Repita o procedimento com a outra metade da cenoura. Reserve. Leve uma panela pequena com 1/2 litro de água ao fogo alto. Quando ferver, coloque as fatias de cenoura e deixe cozinhar por 2 minutos. Retire do fogo e escorra a água. Reserve as cenouras. Numa tábua, corte a abobrinha e a berinjela em fatias finas. Reserve. Numa frigideira grande, coloque os legumes para grelhar por 30 segundos. Vire-os e deixe grelhar por mais 30 segundos. Retire da grelha e reserve. Numa travessa refratária, disponha uma camada de legumes, uma camada de molho branco, outra camada de legumes e uma camada de molho de tomate. Repita o procedimento até terminar os legumes. Finalize com molho de tomate. Leve ao forno preaquecido para assar por 20 minutos. Quando a lasanha estiver pronta, decore com folhas de manjericão e sirva a seguir.

Agite Seu Dia!! Dicas para você não ficar parado!!


Conheça alguns tipos de Yôga!

A prática de Yôga se tornou uma das atividades que mais tem conquistado novos adeptos no Brasil.Escolha com qual tipo você mais se identifica:
• Rája Yôga, a Yôga mental: Modalidade que possui mais técnicas mentais que físicas.
• Bhakti Yôga: Trata-se do gênero devocional. Considere em cultuar as forças da natureza, o sol, a lua, as árvores, os rios.
• Layá Yôga: Desenvolve o lado sensitivo do ser humano por meio de técnicas corporais, respiratórias e mantras.
• Mantra Yôga: Busca alcançar equilíbrio físico e mental pela ressonância transmitida aos centros de energia do próprio corpo, conduzindo-os a um pleno despertar.
• Tantra Yôga: Aguça os sentidos sensoriais como alavanca para a evolução interior. Também ensina a melhor forma de se relacionar consigo mesmo, com os outros seres humanos, a família, os animais, as plantas e o meio ambiente como um todo.
• Swásthya Yôga: Uma das modalidades mais completas do mundo, pois trabalha saúde, bem estar, conforto e satisfação.
• Suddha Rája Yôga: Totalmente místico. Trabalha com mantras e meditação.
• Siddha Yôga: De origem tântrica, usa também muita meditação e mantras.
• Krijá Yôga: Trabalha a auto-superação, o auto-estudo e auto-entrega.
• Yôga Integral: Trata-se de uma modalidade contemporânea, que propõe e incorporação da filosofia da Yôga à vida cotidiana.
• Hatha Yôga: Modalidade que consiste em técnicas corporais, respiratórias e de relaxamento.