quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Dica de Hoje!!!

Como balancear sua refeição!
O termo “Dieta Balanceada” envolve princípios específicos do ponto de vista nutricional, uma vez que uma dieta bem balanceada deve, inicialmente, respeitar condições básicas:
• deve ser adequada a cada indivíduo
• deve ter harmonia entre os nutrientes
• deve ser suficiente para suas necessidades
• deve conter alimentos de boa qualidadePara obtermos tal resultado devemos fugir de diversas dietas “milagrosas” ou “revolucionárias” que surgem de tempos em tempos na mídia.Todos os nutrientes devem estar presentes no cardápio, desde que em quantidades ideais.
Confira algumas sugestões:
• Hidratos de carbono: devem representar 50 a 60% do total das calorias do dia (massas, cereais, farinhas, doces, frutas, raízes)
• Lipídeos: devem representar no máximo 25% do total das calorias/dia (azeites, óleos, margarinas, manteigas, gorduras do leite e derivados, gorduras das carnes, frutos oleaginosos)
• Proteínas: de 15 até 25% do total das cals/dia., alternando entre fontes animais e vegetais, sendo que as fontes animais são as melhores pois possuem proteínas mais completas, sendo também boas fontes de Ferro, Cálcio , Zinco, Vit B12.(carnes, peixes, aves, ovos, leite , derivados e grãos)
• Vitaminas e sais minerais: devem complementar todas as refeições e suas necessidades variam em cada faixa etária e entre os sexos. (todos os alimentos in natura e os enriquecidos)• Fibras: de 20 a 40g/dia podem reduzir o risco de doenças coronárias e patologias digestivas. (alimentos crús, cereais integrais, farelos, gomas, grãos, frutas)
• Água: de 1,5 a 2 litros/dia.Não sacrifique nenhum nutriente pelo motivo de querer emagrecer. Equilibre-os e não exagere nas quantidades. O Carboidrato sempre é considerado o vilão das dietas, mas na realidade ele é a principal fonte energética de nosso corpo e o cérebro não trabalha com outro tipo de combustível.Uma dieta pobre em carboidratos por longo tempo pode levar até a um quadro de depressão

Agite Seu Dia!! Dicas para você não ficar parado!!

Exercite-se, opções para queimar até 780 calorias!
O número de calorias queimadas durante a atividade física depende de muitos fatores, como o peso corporal, a intensidade e tempo de exercício, o nível de condicionamento e o metabolismo individual.
• Aqui estão exemplos de alguns exercícios populares:
Alongamento:
Por ordem de importância é a atividade que deve iniciar e finalizar qualquer outra atividade física. Pode não parecer, mas tem gasto calórico considerável apesar de parecer "tão lento" e "monótono". Ele trabalha os grandes e pequenos grupos musculares e leva ao relaxamento do corpo. Sua prática diária previne lesões como o estiramento muscular. Para melhores resultados, pratique-o regularmente, sem forçar articulações e sem sentir dor. O iôga é uma das práticas mais relaxantes. Procure um bom grupo e pratique ás noites.Em uma hora, são consumidas cerca de 280 calorias.
Caminhada:
A caminhada é um bom exercício para todos, pois vamos usá-la a vida toda. Tente caminhar em ritmo um pouco acelerado por cerca de uma hora. Escolha um horário tranqüilo que pode ser pela manhã. Não caminhe se apresentar problemas em joelhos e pés que lhe causem qualquer desconforto com o exercício.Uma hora de caminhada rápida queima cerca de 300 calorias.
Corrida:
Excelente exercício para quem apresenta aptidões para ela. Melhora as condições cardiovasculares e representa uma ótima maneira de queimar as gorduras. Se não executada adequadamente, se a musculatura de coxas e pernas não estiverem fortes o suficiente, a longo prazo, pode causar a diminuição da massa muscular e provocar sérias lesões. Trabalha os músculos das coxas, pernas e quadril.Em uma hora de corrida, em ritmo moderado, consomem-se aproximadamente 700 calorias.
Bicicleta / Ciclismo:
O ciclismo é um excelente exercício, sem impacto, tanto para queimar calorias como para melhorar o condicionamento cardiovascular. Trabalha músculos das pernas, especialmente o quadríceps, coxa posterior e panturrilha. Não é recomendável a pessoas com problemas em joelhos e coluna onde a posição e os movimentos são prejudiciais. Você pode obter melhores resultados andando em terrenos com subidas ou ajustando a bicicleta ergométrica para simular subidas.Uma hora de ciclismo queima aproximadamente 530 calorias.
Frescobol:
É um bom exercício cardiovascular pela intensa repetição de movimentos. Exige bastante das articulações devido aos movimentos bruscos e trabalha bem quadríceps e panturrilhas, bem como os braços, ombros e tronco. Para obter melhores resultados, escolha um parceiro com o mesmo nível técnico.Em condições competitivas, uma hora de frescobol consome cerca de 780 calorias.
Natação:
A natação é um excelente exercício. Não é o mais completo como é propagado, mas importante para a saúde cardiovascular e para manter a forma. O gasto de calorias é muito intenso quando bem praticado, mas se for executado como único esporte, não atinge os seus melhores benefícios como saúde e queima calórica. È necessário acrescentar outro tipo de modalidade de exercícios localizados para seu melhor desempenho. Tendo em vista que não apresenta impacto, é muito bom para pessoas que estão se recuperando de lesões de membros inferiores. Cuidados com problemas lombares e de ombros devem ser tomados. Não praticar sem orientação de bons profissionais.Uma hora de natação, em ritmo moderado, queima aproximadamente 460 calorias.
Basquete:
O basquete é um bom exercício cardiovascular que também exige força nos ombros e coxas. O risco de lesões é semelhante ao de outros esportes de contato, incluindo a entorse de tornozelo e outras condições relacionadas a colisões com outros jogadores. O jogo um-contra-um oferece a possibilidade de queimar mais calorias, tendo em vista que você está sempre ativo.Em uma hora de basquete, são queimadas cerca de 600 calorias.
Futebol:
Dependendo da posição na qual você joga, o futebol pode ser uma atividade de força ou um exercício cardiovascular. Existe um risco elevado de lesões, mas com o uso de materiais de proteção a atividade pode ser segura.Em condições competitivas, uma hora de partida pode representar a queima de aproximadamente 700 calorias.
Musculação:
O exercício com pesos é a melhor maneira de ganhar massa muscular. Uma grande vantagem é poder treinar cada grupo muscular separadamente conforme a necessidade. Hoje, é intensamente utilizado como forma de reabilitação até na terceira idade. Sua prática correta e orientada por profissional competente traz resultados surpreendentes e importantes na redução do risco de lesões.Uma hora de musculação de baixa carga queima aproximadamente 230 calorias.

Receita light de hoje!!



Bacalhau nevado
Pontuação total: 1440 pontos
Rendimento: 40 porções
Valor por porção: 36 pontos (4 colheres de sopa)
Ingredientes para o linguado:
• Batatas cozidas - 5 unidades médias: 160 pontos
• Leite desnatado - 1 litro: 100 pontos• Amido de milho - 4 colheres de sopa: 32 pontos
• Queijo parmesão light - 4 colheres de sopa: 32 pontos
• Creme de leite light - 1 lata: 160 pontos
• Bacalhau desfiado - 2 kg: 780 pontos
• Azeite de oliva - 2 colheres de sopa: 40 pontos
• Alho - 3 dentes: 0 ponto
• Cebola - 1 unidade média: 9 pontos
• Azeitona preta picada - 1 xícara: 64 pontos
• Clara - 8 unidades: 40 pontos
• Cheiro-verde picado - 3 colheres de sopa: 0 ponto

Preparo:
Colocar o bacalhau de molho em água um dia antes. Em uma fôrma de panela com água, cozinhar as batatas até que fiquem macias.Cortar em rodelas e reservar. Em outra panela, misturar o leite, o amido de milho e metade do queijo ralado.Levar ao fogo até engrossar.Retirar do fogo e reservar esse creme. Pegar o bacalhau que já estava de molho e colocar em uma panela com água fervente para acabar de tirar-lhe o excesso de sal. Escorrer bem.Em uma frigideira, dourar o alho e a cebola no azeite. Juntar o bacalhau e a azeitona. Deixar cozinhar até ficar ligeiramente macio. Enquanto isso, bater as claras para que fiquem em ponto de neve firme.Acrescentar com muita delicadeza o restante do queijo ralado e a lata de creme de leite light. No fundo de uma refratária grande, coloque as rodelas de batata cozida. Despejar o creme por cima e numa terceira camada o refogado de bacalhau. Por cima despeje a clara batida salpicada com cheiro verde. Levar ao forno para gratinar e servir em seguida.