terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Agite Seu Dia!! Dicas para você não ficar parado!!

Queime 600 calorias pedalando!
Se você é dos que freqüentam academia provavelmente já conhece o spinning e caso nunca tenha ouvido falar esta é uma boa oportunidade para conhecer este esporte que é a sensação das academias.Trata-se de uma atividade realizada em bicicletas estacionárias, cuja roda dianteira pesa 18 kg, o que as diferem das bicicletas ergométricas. Na maioria das academias, a duração média das aulas é de 45 minutos, com freqüência semanal de três dias, queimando 600 calorias por aula.Nas aulas de spinning, há simulação de corridas e subidas de até 40 segundos, onde o peso da roda e o ajuste da bicicleta variam de acordo com o nível de condicionamento físico e altura do praticante.
Com a prática do spinning você trabalha e melhora alguns aspectos:
• Resistência aeróbia: Fazendo trabalhos de baixa intensidade e longaduração, transportando muito oxigênio para os músculos.
• Resistência anaeróbia: Alternando períodos de curta duração e altaintensidade, utilizando pouco oxigênio.
• Trabalho muscular: As musculaturas das coxas, pernas, glúteose panturrilhas serão mais exigidas, apresentando bons resultados emaproximadamente dois meses.
Recomendações:
• Faça um alongamento antes de subir na bicicleta.
• Olhe para o chão dois metros à frente da roda, para evitar dores no pescoço.
• Nunca gire sem carga, para evitar que sua perna seja arrastada pelo movimento.
• Se precisar parar, puxe o freio.
• Coloque o cadarço dentro do tênis para evitar que eles se enrosquem no pedal.
• Hidrate-se sempre, deixe uma garrafinha de água no suporte apropriado.

Dica de Hoje!!!


Como Preparar a Comida?
Frita, Assada, Cozida ou Grelhada?
Qual a melhor opção para emagrecer?!
Alguns alimentos são privilegiados por terem uma variação ampla no que se refere ao seu modo de preparo e nas opções de receitas. A carne bovina, por exemplo, dependendo do corte, pode ser frita, assada, grelhada ou cozida. Certamente você já se perguntou qual a maneira mais saudável para preparar algum tipo de alimento. Isso vai depender de uma série de fatores.A cocção, de forma geral, mantém ou melhora o valor nutritivo, aumenta a digestibilidade, impede o desenvolvimento de organismos ou substâncias prejudiciais à saúde, além de apurar a palatabilidade, ou seja, altera a cor, sabor, textura ou a consistência dos alimentos.
Vamos às características de cada tipo de preparação:
• Cocção em Líquido (Cozinhar na Água):Pode haver perda de alguns nutrientes e vitaminas de acordo com a quantidade de água utilizada, tempo de duração e temperatura. No caso da carne bovina, a temperatura não deve ser muito alta para que cozinhe aos poucos e de maneira mais uniforme. Se for cozida mais do que o necessário, a carne ficará desidratada (seca) e menos macia. Adicionar o alimento à panela quando a água já está fervente permite que as perdas por difusão sejam menores.
• Cocção a Vapor (Panela de Pressão ou Não):Realça a aparência dos alimentos e reduz as perdas dos nutrientes. Este tipo de cocção é um pouco mais lento em comparação ao anterior, porém os minerais, as vitaminas e os princípios aromáticos dos alimentos são mais bem conservados, já que não há perdas por difusão. Além disso, não requer a utilização de gorduras, o que torna as preparações menos calóricas e mais saudáveis. Na panela de pressão a temperatura de ebulição ultrapassa os 100ºC, o que reduz o tempo de cocção e conserva melhor as vitaminas.
• Calor Seco Com Gordura:Esse método consiste nas famosas frituras com óleo, manteiga ou outros tipos de gordura, o que dobra e até triplica as calorias dos alimentos. Apesar de ser mais eficiente que o cozimento por ar quente em fornos e mais rápido que o cozimento em água (já que as temperaturas alcançadas pelo óleo, em processo de fritura, são superiores às alcançadas pela água em ebulição), durante o processo de fritura ocorre uma série de reações que prejudica as qualidades funcionais, sensoriais e nutricionais do alimento. Este é o procedimento de cocção mais calórico por ser muito rico em gordura. Vários pesquisadores têm demonstrado que o consumo excessivo de alimentos fritos representa riscos à saúde.
• Calor Seco Sem Gordura:É o método que utiliza o ar seco sem adição de gordura, ou seja, assar ou grelhar (considerado um modo saudável de cozimento porque a gordura liberada pelo alimento escorre sem ser absorvida). Peixes, camarão, frangos e carnes vermelhas e até legumes são ótimas opções para grelhar. Evite espetar a carne com um garfo para não perder a suculência.
Matéria por: Dionisio Alexandrini Neto - Jornalista – Emagrecendo.com.brFontes:- Livro: Nutrição e Técnica Dietética; Sonia Tucunduva Philippi; Editora Manole.- Site: http://www.rgnutri.com.br

Receita light de hoje!!



Sobremesa light de morango!
Pontuação total: 441 pontos
Rendimento: 9 porções de 130g (fatia grande)
Valor por porção: 49 pontos

Ingredientes para massa:
• Margarina light - 7 colheres de sopa: 105 pontos
• Ovo - 1 unidade: 21 pontos
• Adoçante de forno e fogão - 4 colheres de sopa: 0 ponto
• Farinha de trigo - 2 xícaras de chá: 228 pontos

Ingredientes para o recheio:
• Leite desnatado - 2 xícaras (chá): 32 pontos
• Essência de baunilha - 5 gotas: 0 ponto
• Amido de milho - 2 colheres de sopa: 16 pontos
• Gelatina de morango diet - 1 envelope: 10 pontos
• Clara em neve: 2 claras: 10 pontos
• Morango picado - 2 xícaras: 20 pontos
• Adoçante de forno e fogão - á gosto: 0 ponto

Modo de preparo:
Misture todos ingredientes da massa até ela ficar firme.Deixe descansar por 20 minutos.Abra a massa com um rolo, entre plásticos levemente enfarinhados e forre o fundo e os lados de uma forma.Fure com o auxílio de um garfo e leve ao forno médio (180ºC) até dourar.Recheio: misture o leite, com a baunilha, adoçante e o amido de milho.Leve ao fogo sem parar de mexer até engrossar. À parte, dissolva a gelatina na água e coloque no creme.Misture bem, retire do fogo e deixe esfriar. Em seguida, adicione as claras em neve e misture delicadamente.Coloque metade do creme sobre a torta assada e distribua metade dos morangos.Cubra com o restante do creme e enfeite com os morangos.