terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Dica de Hoje!!!


Como Preparar a Comida?
Frita, Assada, Cozida ou Grelhada?
Qual a melhor opção para emagrecer?!
Alguns alimentos são privilegiados por terem uma variação ampla no que se refere ao seu modo de preparo e nas opções de receitas. A carne bovina, por exemplo, dependendo do corte, pode ser frita, assada, grelhada ou cozida. Certamente você já se perguntou qual a maneira mais saudável para preparar algum tipo de alimento. Isso vai depender de uma série de fatores.A cocção, de forma geral, mantém ou melhora o valor nutritivo, aumenta a digestibilidade, impede o desenvolvimento de organismos ou substâncias prejudiciais à saúde, além de apurar a palatabilidade, ou seja, altera a cor, sabor, textura ou a consistência dos alimentos.
Vamos às características de cada tipo de preparação:
• Cocção em Líquido (Cozinhar na Água):Pode haver perda de alguns nutrientes e vitaminas de acordo com a quantidade de água utilizada, tempo de duração e temperatura. No caso da carne bovina, a temperatura não deve ser muito alta para que cozinhe aos poucos e de maneira mais uniforme. Se for cozida mais do que o necessário, a carne ficará desidratada (seca) e menos macia. Adicionar o alimento à panela quando a água já está fervente permite que as perdas por difusão sejam menores.
• Cocção a Vapor (Panela de Pressão ou Não):Realça a aparência dos alimentos e reduz as perdas dos nutrientes. Este tipo de cocção é um pouco mais lento em comparação ao anterior, porém os minerais, as vitaminas e os princípios aromáticos dos alimentos são mais bem conservados, já que não há perdas por difusão. Além disso, não requer a utilização de gorduras, o que torna as preparações menos calóricas e mais saudáveis. Na panela de pressão a temperatura de ebulição ultrapassa os 100ºC, o que reduz o tempo de cocção e conserva melhor as vitaminas.
• Calor Seco Com Gordura:Esse método consiste nas famosas frituras com óleo, manteiga ou outros tipos de gordura, o que dobra e até triplica as calorias dos alimentos. Apesar de ser mais eficiente que o cozimento por ar quente em fornos e mais rápido que o cozimento em água (já que as temperaturas alcançadas pelo óleo, em processo de fritura, são superiores às alcançadas pela água em ebulição), durante o processo de fritura ocorre uma série de reações que prejudica as qualidades funcionais, sensoriais e nutricionais do alimento. Este é o procedimento de cocção mais calórico por ser muito rico em gordura. Vários pesquisadores têm demonstrado que o consumo excessivo de alimentos fritos representa riscos à saúde.
• Calor Seco Sem Gordura:É o método que utiliza o ar seco sem adição de gordura, ou seja, assar ou grelhar (considerado um modo saudável de cozimento porque a gordura liberada pelo alimento escorre sem ser absorvida). Peixes, camarão, frangos e carnes vermelhas e até legumes são ótimas opções para grelhar. Evite espetar a carne com um garfo para não perder a suculência.
Matéria por: Dionisio Alexandrini Neto - Jornalista – Emagrecendo.com.brFontes:- Livro: Nutrição e Técnica Dietética; Sonia Tucunduva Philippi; Editora Manole.- Site: http://www.rgnutri.com.br

Nenhum comentário: